Treinamento Resistido Para Grupos Especiais Em Academias

Treinamento Resistido Para Grupos Especiais Em Academias

treino-resistido

Treinamento Resistido Para Grupos Especiais Em Academias

DURAÇÃO DE 05 MESES – AULAS DE SÁBADO DAS 10 AS 17H

DATA E HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DAS AULAS

CARGA HORÁRIA DO CURSO

10 SÁBADOS

Horário:  das 10h às 17h (A CADA 15 DIAS)

(DATAS:  17/08/2019 – 31/08/2019 – 14/09/2019 – 28/09/2019 – 19/10/19 -26/10/2019 – 09/11/2019 – 23/11/2019 – 07/12/2019 – 14/12/2019)

10 SÁBADOS

 60 HORAS

51 horas teóricas – 9 horas práticas

SOBRE O CURSO

Público Alvo: GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
COM DIPLOMA RECONHECIDO PELO MEC.​

 

Justificativa (motivos que levaram a oferta do curso/evento)

 

Justificativa acadêmica a formação e a importante transferência de conhecimento, orientação e a capacitação de profissionais da educação física na área da saúde, para a prescrição e acompanhamento de atletas, para contrair competência técnica aos cuidados individuais e coletivos em saúde da população, avaliar o nível de exigência recomendado para a prática da atividade física e a reabilitação total do atleta, sem interferir ou ameaçar sua saúde.

 

Contribuir para que o aluno tenha conhecimentos teóricos e práticos para a atuação em diferentes casos e condições em saúde.

 

Inserir o profissional em equipes multidisciplinares de atividade física e saúde em clinicas, hospitais, ensino, pesquisa, clubes, lazer, SUS, e participação em eventos esportivos locais, regionais e megaeventos.

 

Ementa do curso (breve apresentação)

 

Anatomia: Diretrizes para o trauma ortopedia no esporte, fatores de risco, atendimento das urgências nas lesões esportivas. Uma abordagem sobre diagnósticos, tratamento e reabilitação esportiva.

 

Exame físico completo, Exames de Diagnóstico por imagem, exames RX.

 

Estudar os estímulos de sobrecarga que implicam nas adaptações físicas para a manutenção de saúde, prevenção de doenças e esporte de alto rendimento.

 

Estudar os estímulos de sobrecarga que implicam nas adaptações físicas para a manutenção de saúde, prevenção de doenças e esporte de alto rendimento. Fundamentos fisiológicos para a prescrição de exercícios.

 

Estudar o esporte de alto rendimento, o desempenho de programas e de supervisão médica do treinamento, protocolos de tratamento ortopédico atuando em conjunto aos diversos grupos especializados.

 

Estudar os ajustes e adaptações orgânicas, agudas e crônicas que ocorrem quando submetido à sobrecarga de exercícios, nos sistemas neuromuscular, cardiovascular, respiratório e endócrino e termorregulação.

 

Compreender os fundamentos da avaliação física e a utilização como ferramenta de investigação das características físicas e funções fisiológicas de várias populações. Identificar os principais testes que compõem a avaliação física a partir da análise da população avaliada.

 

Idoso – A ação da força muscular e subsequente comprometimento da função motora, associados ao processo de envelhecimento, afetam diretamente a vida de indivíduos idosos, diminuindo suas habilidades em tarefas simples como caminhar e dificultando a realização de atividades de vida diária, comprometendo a qualidade de vida e a saúde mental dessa população. A participação regular em programas de exercícios físicos de força muscular, causa respostas favoráveis que contribuem para um envelhecimento saudável. Existem evidencias de que a reeducação muscular realizada por meio de aplicação de exercícios físicos visando ao aumento da força muscular tem efeito positivo no sistema neuromuscular de indivíduos idosos.

 

Estudos do Método Científico – Critérios, a Classificação e os Modelos Científicos, Processos quantificadores. Análise das formas de avaliação das publicações científicas. Pesquisa na área da saúde. Pesquisa e fomento. Busca, acesso, uso e avaliação e implementação da informação científica em pesquisa. Objetivo: promover a cultura do uso do conhecimento científico nos processos de tomada de decisão em saúde e na geração de novo conhecimento em saúde.

 

Diferenciais do Curso

 

O curso abrange várias áreas da medicina, tendo a participação de docentes da Fisiologia, Cardiologia, Geriatria, Endocrinologia, Ortopedia, Reabilitação, Nutrição e Clínica Médica. Conta com preceptores dos ambulatórios de medicina esportiva, cardiologia do esporte, teste ergométrico no esporte, pediatria do esporte, ginecologia no esporte, psicologia no esporte, traumatologia esportiva: pé no esporte, lesões de sobrecarga, coluna no esporte, quadril no esporte, joelho no esporte, ombro no Esporte, Geriatria do esporte, promoção de saúde através do exercício, endocrinologia do esporte, psicologia no esporte, nutrição no esporte.

Local das Aulas

Lifefitness – Av Rebouças, 2315

Life Fitness

Programa e Metodologia

Programa Preliminar a seguir: 10 sábados:

Caso não consiga visualizar a tabela completa arraste para o lado 

Data
Horário
Tema
Professor
17/08/201910-11hApresentação do cursoProf Dr Alberto De Castro Pochini , Profª Dra Marilia Dos Santos Andrade
11-13hAtividade física e saúde: evidências epidemiológicas
14-17hAnatomia MMSS, MMII e troncoProf Dr Alberto De Castro Pochini , Dr Michel Kanas
31/08/201910-12hFontes de energia para a atividade físicaProfª Dra Marilia Dos Santos Andrade
13-15hNutrição e exercícioDra. Maria Beatriz L. M. Roucourt
15-17hControle neural do movimento e contração muscularProfª Dra Marilia Dos Santos Andrade
14/09/201910-12hAdaptações cardiorrespiratórias ao treinamento resistidoProfª Dra Marilia Dos Santos Andrade
13-17hBases fisiológicas do treinamento físico
Treinamento de força
28/09/201910-12hO vertraining (RED´s)Profª Dra Marilia Dos Santos Andrade
13-15hTreino resistido para mulher atletaDra Tathiana R. Parmigiano
15-17hTreino resistido para gestanteDra Alessandra Bedin
19/10/201910-12hTreino resistido para doentes cardiovasculares e ressuscitação cardíaca Dr Marcelo De Castro Pochini
13-15hTreino resistido para pacientes reumatológicosDr Martin Fabio Jennings Simões
15-17hTreino resistido para pacientes obesos e/ou síndrome metabólicaDr William Ricardo Komatsu
26/10/201910-11Prova 1Dr Alberto De Castro Pochini
11-13hTreino resistido para pacientes especiais/ paraatletaProf. Murilo Arsênio Spina
14-17hTreino resistido para idososDr Carlos André Freitas Dos Santos
09/11/201910-12hTreino resistido para pneumopatasProfª Dra Marilia Dos Santos Andrade, Dra Natalia Pacheco Lima Costa, Prof Dr Alberto De Castro Pochini
13-17hTreino resistido para criança e adolescenteProfª Anatomia MMSS, MMII e troncob
23/11/201910-13hPrincipais lesões no esporte e prevençãoProf Dr Alberto De Castro Pochini
14-17hAula prática de exame físico das principais lesões articulares
07/12/201910-11hEsteróides anabolizantes (PROJETO BOMBA TO FORA)Dra Andréa Messias Brito Fioretti
11-12hTreino resistido e transtornos mentais (depressão, vigorexia....Profª LILIANE ISABEL GUIMARÃES
13-15hCasos clínicos (powerlifting, fisioculturismo, LPO / Crossfit)Prof Dr Alberto De Castro Pochini
14/12/201910-14hErgonomia no local de trabalho e estudoProf Dr Alberto De Castro Pochini , Prof. Denilsom Amorim Seckler
Papel do educador físico nas academiasProf. Almir Ams Ams
Gestões de academias
15hProva 2Dr Alberto De Castro Pochini

Objetivos:  Capacitação teoria e prática em praticantes especiais.

 

Capacitar e requalificar o profissional com habilidades e conhecimento de fisiologia do exercício, treinamento resistido em musculação e nas principais lesões decorrentes do treinamento de sobrecarga visando prevenção e abordagem ao atleta pós-fisioterapia; promover o aprendizado com novas informações úteis para ajustes às novas circunstâncias da vida esportiva e o potencial do esporte e lazer para a empregabilidade.

 

METOLOGIA APLICADA

Técnicas e métodos utilizados durante o curso:

 

Desenvolver processos que permitirá ao aluno compreender e discutir novos conceitos de avaliação e tratamento no esporte, melhorar a atuação dos profissionais, melhorar a qualidade e eficiência na assistência.

Utilizar Livros, publicações indexadas, Pubmed, Medline, Scielo e outras.

Em algumas aulas da distribuição de alguns artigos para os alunos, onde apresentarão uma aula de 10 minutos, fazem um resumo de duas páginas e apresentam um post para divulgação para a população das necessidades de seguir as orientações, etc.

Utilizar os recursos de vídeos, filmes, TVs, pendrives, datashows, multimídias em microcomputadores, com a dosagem individual de cada professor, caberá utilizar de forma correta e produtiva.

Nossa equipe, possui uma tradição nas ciências do Esporte desenvolvidas através de ensino, pesquisa e assistência, sendo altamente capaz de realizar ainda mais o desenvolvimento nessa área, por conter em seus quadros verdadeiros ícones da Medicina

Comissão Organizadora